INSTITUCIONAL
HISTÓRIA
A Instituição LAREIRA fundada na cidade de São Paulo, em 27 de novembro de 1946, por um grupo de famílias orientadas pelo Monsenhor Benedicto Mario Calazans, com o apoio do então Cardeal-Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Sua finalidade foi sempre a de prestar serviços para apoiar e orientar a formação familiar, ética, cultural, social e cristã. Seu nome foi tirado da sua relação com a existência dos fogões como critério de parentesco para os casamentos realizados nos burgos e vilarejos. Como o termo fogão, tem o sentido de fogo do lar.
Tem como objetivo oferecer cursos de formação social, familiar, retiros e encontros de formação cultural e religiosa. Mantém sua sede própria no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, à Rua Áurea 324.
MISSÃO
Oferecer possibilidades e prestar serviços às famílias, à juventude e aos idosos, mediante a execução de projetos e ações em âmbito social, cultural e religioso, de promoção humana pessoal e coletiva.
VISÃO
Compromisso primordial de acompanhar as famílias e cada um de seus componentes; proporcionar capacitação profissional a jovens e adultos de ambos os sexos; promover a pessoa humana de modo a fortalecê-la psicológica, social e espiritualmente, mediante a consciência de seus laços de pertença e de corresponsabilidade, consoantes as demandas e mudanças da contemporaneidade.
FUNDADOR
Monsenhor Benedicto Mario Calazans: com seu carisma, sabedoria e experiência, orientou a Instituição, por mais de meio século, ajudando-a na realização de seus objetivos.
Sacerdote. Nasceu na cidade de Paraibuna, São Paulo. Estudou no Seminário Diocesano de Taubaté e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi Vigário Cooperador de Caçapava, São Paulo; Vigário de Cruzeiro, São Paulo; prof. Do Seminário e do Ginásio Diocesano de Taubaté, do Instituto de Filosofia de Taubaté; Vigário Cooperador de São José dos Campos; Assistente Diocesano da Juventude Feminina da ação católica de Taubaté e da Juventude Operaria da mesma cidade.
Vigário Cooperador da Paróquia da Barra Funda, na cidade de São Paulo, e Auxiliar da Capelania Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, da Igreja do Paissandu, em São Paulo.
Inspetor do ensino religioso da Arquidiocese de São Paulo; Assistente da juventude Universitária Católica de São Paulo, seção da Escola Politécnica e da Faculdade de Medicina de São Paulo. Prof. De Ética na Escola de Cadetes do Barro Branco da Força Publica de São Paulo
Capitão-Capelão da Escola de Especialistas da Aeronáutica de São Paulo.
Fundador e orientador espiritual da Lareira- Instituição a Serviço da Família.
Prof. De Teologia no curso de Formação Familiar para jovens e no Curso de Orientação para mães e Diretores e Formação de Lideranças nos curso de Organização e Administração da Lareira. Professor de Orientação Familiar no curso “AFAM” (Alfabetização de Auxiliares do Lar); professor de Religião na Escola Normal Padre Anchieta.
Colaborador do Programa “Desafio aos Catedráticos” da Radio Cruzeiro do Sul de São Paulo; dirigiu o programa “Um Olhar Cristão Sobre a Cidade”, da PRB6 Radio Piratininga de São Paulo.
Fundador e Diretor Espiritual Nacional Emérito do Movimento de EMAÚS – Curso de Valores Humanos e Cristãos para Jovens.
Foi membro do conselho de Presbíteros da Arquidiocese de São Paulo.
Além do Ministério Sacerdotal, ainda exerceu o mandato de Deputado Estadual (1951-1955 e 1955-1959) – e de Senador pelo Estado de São Paulo (1959-1967).
Faleceu em 03 de janeiro de 2007.
DIRETORIA
- PRESIDENTE:
- MARLENE SALOMÃO
- VICE-PRESIDENTE:
- VERA Mª DUPRAT PEREIRA DE ALMEIDA
- TESOUREIRA:
- IRMA DE ALMEIDA SCORCI E SILVA
- VICE-TESOUREIRA
- ADELAIDE CORREA NAJM
- SECRETÁRIA:
- MARILENA BRESCIA MIRACCA
- VICE-SECRETÁRIA:
- MARTHA PEREIRA DE ALMEIDA PINEDO
- PRESIDENTE:
- GUSTAVO ANIELLO CONTE MARTUSCELLI
- VICE-PRESIDENTE:
- ELI ANTONIO DE MARCHI
- EFETIVOS:
- ANTONIO LUIZ SCORCI E SILVA
- FERNANDO HAUPTMANN
- JOSÉ ARISTIDES ZOCOLER
- SUPLENTES:
- ANDRÉ SOUZA FERNANDES
- FRANCISCO JOSÉ PINTO BASTOS
DIRETOR ESPIRITUAL
Pe. SANCLEY L. GONDIM
Sacerdote do clero da Arquidiocese de São Paulo, orientador espiritual da Instituição Lareira e do Movimento de Emaús em São Paulo. Licenciado em Filosofia, Bacharel em teologia e História e Mestre em Direito Canônico.
TÍTULOS E CERTIFICADOS
Utilidade Pública Federal pela Portaria nº 3.581
Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 1.569
Utilidade Pública Municipal pelo Decreto nº 10.406
Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) pelo Processo nº 101.059
Registro na Coordenadoria do Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Estadual
de Promoção Social sob o nº 574.
COMAS n.o 1519/2009