Já passou da hora de revermos os meios de trabalho, que se baseiam num modelo que não mais acompanha a evolução da sociedade e das grandes cidades. É hora de também refletir sobre a qualidade e condições de vida a que os trabalhadores estão sujeitos diariamente.
A animação El Empleo (“O Trabalho”), do argentino Santiago Bou Grasso e do estúdio OpusBou, foi lançada em 2008 para questionar e propor uma reflexão sobre as relações de trabalho atuais. Em 7 minutos, e sem precisar de diálogo, o curta retrata a cansativa rotina de milhões de pessoas.
Num mundo corporativo onde pessoas são meramente utilizadas como objetos, suscetíveis a constante substituição e consequentemente com medo disso, os funcionários são retratados no desenho através de um homem que diariamente busca ânimo para se levantar e seguir rumo às suas atividades cotidianas.
A animação de tema simples e melancólico conquistou mais de 100 prêmios internacionais com sua crítica ao sistema. Uma maneira legítima de demonstrar como podemos ser escravos das vontades alheias e como a falta de ação não gera reação alguma na busca por nossos objetivos, até o fim de nossas vidas.
[vimeo 32966847 w=500 h=281]