Confira nesta série as dicas da nutricionista Claudia Ruiz Santana, responsável pela Oficina de Nutrição da Lareira Instituição. Você também pode participar desta e de outras oficinas, gratuitamente! Acesse o site da Lareira e informe-se!
Esta é a 6ª e última parte da série de seis artigos sobre o tema.
A educação alimentar é uma das principais ferramentas para entrar em forma, e a mudança de hábito começa dentro de casa.
Temos aqui erros bastante comuns na alimentação do brasileiro, com orientações simples de como evitar estes hábitos. E é nas pequenas mudanças que o excesso de peso e as doenças ligadas a ele vão diminuindo
Substituir alimentação por álcool –Nos fins de semana é comum as pessoas abusarem no álcool, e, muitas vezes, acabam até mesmo se esquecendo de comer. Além disso, deixam de lado a disciplina seguida durante a semana e não contam as calorias do que estão bebendo. Um chope de 300ml tem em media 120 calorias. Se tomar 10 chopes, vai ingerir 1200 calorias. O álcool se transforma em gordura e aumenta o triglicérides.
Comer muito doce antes de dormir –Muita gente aproveita a calada da noite para cometer aquele bom e velho pecado de abusar dos doces. Comer muito doce antes de dormir é ruim porque seu metabolismo está mais lento, e este doce pode virar facilmente gordura. Para quem não abre mão do doce, procure comer um pouco durante o dia ou após a atividade física.
Não tomar leite ou derivados –Quem não costuma incluir este tipo de alimento no cardápio pode ter uma deficiência em cálcio – exceto àqueles que têm intolerância à lactose ou que são muito alérgicos. A deficiência em cálcio pode ser altamente prejudicial para a saúde, ele é um mineral ótimo para quem tem diabetes, pois absorve melhor as fibras. Mas não tome durante as refeições.
Fazer dieta na semana e exagerar no fim de semana –Para quem pensa que exagerar só no fim de semana não vai comprometer a dieta, uma má notícia: compromete sim. Mas abandonar a vida social também não é o melhor caminho. Para resolver o impasse, o segredo é nunca ir para o local com fome. Faça um lanche rápido antes de ir para uma festa ou evento, assim, quando chegar lá, vai conseguir comer uma quantidade equilibrada.
Usar o micro-ondas para esquentar tudo –Leite, pizza, comida, sopa. Na hora da pressa, tudo vai parar dentro do micro-ondas . Mas o micro-ondas pode levar à perda de alguns nutrientes. O ideal é esquentar na panela, sempre que possível, e usar o micro-ondas como emergência.
Fontes: Terra Eufic, Minha Vida
Artigos da Série ERROS COMUNS NA ALIMENTAÇÃO:
Série ERROS COMUNS NA ALIMENTAÇÃO #1
Série ERROS COMUNS NA ALIMENTAÇÃO #2
Série ERROS COMUNS NA ALIMENTAÇÃO #3
Série ERROS COMUNS NA ALIMENTAÇÃO #4