Quem apresenta o modelo completo da declaração de imposto de renda pode realizar diversas deduções, mas boa parte delas tem limites.
Para que as deduções sejam válidas, o contribuinte deve guardar os comprovantes até 2020, já que dentro desse período o Fisco pode pedir que essas despesas sejam comprovadas.
Veja a seguir os gastos que podem ser deduzidos no imposto de renda 2014 e seus limites:
Educação
Limite de 3.230,46 reais por contribuinte ou dependente em despesas com ensino técnico, fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Gastos com materiais escolares e atividades extracurriculares, como escolas de línguas ou cursinhos preparatórios, não entram na lista. Os gastos que excederem este limite devem ser informados na coluna “pagamentos efetuados” e não poderão ser deduzidos.
Dependentes
Abatimento limitado a 2.063,64 reais por cada dependente informado na declaração.
Previdência
O contribuinte pode reduzir toda a contribuição destinada ao INSS nem 2013. Também é possível abater o dinheiro investido em previdência privada (PGBL ou fundo de previdência fechado oferecido pelo empregador), desde que o valor não ultrapasse o limite de 12% da renda tributável.
Ainda que seja possível deduzir a contribuição feita ao PGBL em 2013, o IR não deixa de ser cobrado, o desconto é apenas postergado para a data de resgate do plano.
Saúde
Todas as despesas médicas do contribuinte e de seus dependentes podem ser abatidas, independentemente do valor. Alguns exemplos de gastos que podem ser deduzidos são: despesas com planos de saúde, consultas a médicos e dentistas, terapias, cirurgias, internações e até próteses dentárias e ortopédicas.
INSS de empregado doméstico
As contribuições ao INSS de empregados domésticos com carteira assinada – que correspondem a 12% sobre o salário, o décimo terceiro e o terço constitucional de férias – também são dedutíveis, mas valem para um único empregado.
O limite é de 1.078,08 reais e não pode superar 6% do imposto de renda devido.